HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, HIPERLINK E AUTORIA NA WEB.
Neste estudo, percebe-se que o contato do aluno com as ferramentas que as tecnologias digitais nos oferecem influencia-o, de modo significativo, levando-o à utilização de tais tecnologias de forma criativa, crítica, autêntica e pertinente a cada contexto.
Hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, nos CD ROMS, Windows, e outras aplicações. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.
A hipermídia é outro recurso importante, que une os conceitos de hipertexto e multimídia. Ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos. Mas a principal característica da hipermídia é possibilitar a leitura não linear de determinado conteúdo, ou seja, não ter necessariamente início, meio e fim, e sim se adaptar conforme as necessidades do usuário.
Hiperlink são links de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e movimentação rápida dentro de um texto longo.
Autoria na web é uma forma de divulgar, expor seus trabalhos na internet para outras pessoas é a publicação em rede.
ELABORAÇÃO DO PROJETO
Inicialmente foi feita uma reunião para escolha do tema, no qual ficou definido que seria “Leitura e escrita na Educação Infantil”. Escolhemos este tema porque sabemos que o hábito da leitura deve ser estimulado na infância, para que a criança aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso. A leitura proporciona a capacidade de interpretação. Toda escola deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, formando cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Depois nos reunimos várias vezes para elaboração do projeto, foi cansativo, porém foi ótimo trabalhar em equipe, compartilhamos as dúvidas e as soluções e conseguimos realizar um bom trabalho.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
A atuação do grupo no curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC, foi produtiva, selecionamos informações interessantes e importantes, que podemos utilizar no processo ensino-aprendizagem e aprendemos que tecnologia na educação não é só computador, internet, tecnologia é mais do que isso, hoje devemos nos informar para saber compreender e repassar aos nossos alunos atividades diversificadas, que atendam as necessidades dos nossos alunos, deixando que eles construam seus próprios conhecimentos. Assim acredito que aproveitamos cada momento do curso, para nos informar, pesquisar e buscar as teorias necessárias e unir com a nossa prática pedagógica, para inserir nosso aluno no mundo globalizado.
DATA:18/11/2010
06/12/2010