segunda-feira, 11 de outubro de 2010

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolvemos o projeto: "Leitura: uma prática social na escola. Aprender a ler lendo. Aprender a escrever escrevendo", na Escola Mul. Casa da Criança Alegre que apresenta sugestões de diversas atividades que mostram como ensinar com sucesso uma criança a ler e escrever. Sabe-se que esta prática vai além de decifrar códigos, uma vez que muitas das informações nos chega por meio da comunicação oral e escrita. O papel da escola é formar cidadãos para o mundo em permanente mudança, cabendo a nós educadores, explorar o uso cada vez mais exigente da leitura e da escrita apropriando-nos da função social dessas duas práticas. Pensando nisso criamos dinâmicas diversificadas para ensinar nossas crianças a ler e escrever; construimos o cantinho da leitura nas salas de aula, onde deixamos nossos alunos manusear os livros infantis, contamos histórias, desenvolvemos dinâmicas como: passa-porte para leitura, pesca-palavras, jogo da memória e outras. Sempre respeitando a faixa etária de cada criança,segundo Piaget as crianças passam por estágios,e cada uma desenvolve no seu estágio próprio. 

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem sua aula ficou muito interessante, acredito que todos os alunos adoram as dinamicas usadas para a leitura. valkiria

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Núbia e Ana Carla pelo projeto que vocês desenvolveram na escola e pela divulgação no Blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto, vocês faz parte de um mundo de descobertas.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo trabalho desenvolvido com as crianças,gostei muito de seu trabalho,bjs.

    ResponderExcluir